| 12/05/2003 07h04min
O auto-intitulado prefeito de Bagdá, Mohammed Mohsen Zubaidi, foi libertado há duas semanas depois de ser preso pelas tropas dos Estados Unidos, confirmou o exército norte-americano nesse domingo, dia 11. Segundo o exército, Zubaidi divulgou um comunicado admitindo que não era o prefeito de Bagdá e pedindo para trabalhar com a administração liderada pelos EUA no Iraque.
As tropas norte-americanas prenderam Zubaidi em 27 de abril depois dele ter exercido um tipo de autoridade que não tinha até se autoproclamar prefeito. Zubaidi disse ter sido eleito por clérigos, acadêmicos, muçulmanos xiitas e sunitas, cristãos, escritores e jornalistas – apesar de não ter esclarecido como e quando aconteceu a eleição ou quem a organizou.
Ele montou 22 comitês para funcionar no lugar dos ministérios, incluindo os de saúde, educação, água, eletricidade e indústria, causando uma confusão sobre quem estava atualmente no comando da capital do Iraque. De acordo com o Comando Central, Zubaidi enviou cartas para pessoas e organizações em Bagdá dizendo para que elas não voltassem ao trabalho nas instalações de energia, água e esgoto e bancos. O comando afirmou que Zubaidi demitiu empregados de uma empresa de energia e indicou seus aliados como substitutos desses funcionários.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.